- Ano: 2016
-
Fotografias:Francisco Nogueira, Hufton + Crow, Paulo Coelho
-
Fabricantes: Ceràmica Cumella, panoramah!®
Descrição enviada pela equipe de projeto. MAAT é um museu voltado para o exterior localizado às margens do Tejo, em Belém, distrito de onde os grandes exploradores portugueses partiram. Propondo uma nova relação com o rio e o resto do mundo, o Kunsthalle é um edifício poderoso e sensível que explora a convergência de arte contemporânea, arquitetura e tecnologia.
O novo edifício é a peça central do masterplan da Fundação EDP para um campus de artes que inclui a estação de energia Central Tejo.
Compondo a estrutura na paisagem, o Kunsthalle é projetado para permitir que os visitantes caminhem sobre, sob e através do edifício que fica debaixo de um arco suavemente expresso - uma das formas mais antigas da arquitetura ocidental.
A coberta se torna um espaço ao ar livre, uma reconexão física e conceitual do rio com o coração da cidade - onde os visitantes podem afastar-se do rio e desfrutar da vista da paisagem urbana e, à noite, assistir a um filme com Lisboa como plano de fundo.
Abaixo, os espaços de exposição são extensões do domínio público, onde fluem lugares interligados para experiências e interações na intersecção das três disciplinas. Estes espaços complementam as galerias do edifício Central Tejo.
Com base na rica tradição de artesanatos e cerâmica de Portugal, a crepitação tridimensional de azulejos articulam a fachada e produzem uma superfície complexa que dá leituras mutáveis da água, luz e sombra.